quinta-feira, 24 de novembro de 2011

METADADOS





ATIVIDADES PROPOSTAS








NAVEGAÇÃO À DERIVA

Navegando à deriva me veio à mente pesquisar sobre o Brasil. Rapidamente pude recordar sobre a história deste imenso país. Também li um artigo sobre Antártida brasileira, ou seja, a base do Brasil na Antártida.
Gostaria de ressaltar que não devemos trabalhar com os nossos alunos navegando à deriva, devemos planejar bem para alcançarmos resultados positivos.

HIPERTEXTO


  
      O hipertexto é usado praticamente em todos os sites disponíveis na Internet, fornecendo uma maneira de se explorar grandes conteúdos textuais em espaços (telas) reduzidos. Por meio desta nova forma de apresentação de informação, livros inteiros podem ser disponibilizados na web para consulta de qualquer pessoa que possua um computador conectado à internet e pode ser visto como um dos maiores recursos das mídias interativas, uma vez que a grande maioria das visitas aos sites existentes na internet, tem como objetivo a busca da informação.
     Essa informação, muitas vezes de grande extensão, só pode estar presente na Internet por meio do hipertexto, que a descentraliza em diversos fragmentos de textos menores interligados por links eletrônicos, o famoso "clique aqui para saber mais". No entanto, foi com o advento da informática e das telecomunicações que a tecnologia do hipertexto revelou o seu potencial revolucionário. E, atualmente, é a base lógica e conceitual das comunicações mediadas pelo computador, através da internet.
      O termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson, no início dos anos 60, significando uma leitura não seqüencial, não linear. Um texto com vários caminhos que permite aos leitores fazer escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por link que quer dizer "atalho", "caminho" ou "ligação". Através dos links é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos. Também conhecidos em português por hiperligações , oferecem ao leitor diferentes trilhas.
Principais características do Hipertexto
  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear.
      No entanto professor, temos diante de nós uma ferramenta de trabalho e não podemos em hipótese nenhuma, ignorá-la.



RESULTADO DO PROJETO APLICADO










PESQUISA POR PROJETO


PROJETO FOLCLORE



 Tema: Saber do povo
Conteúdos curriculares:
Português, História, Artes
Professores participantes: Elizabete, Silvânia, Jane, Cíntia, Daniele, Dinéia
Tecnologias e mídias utilizadas: Livros, material escolar em geral, computador, internet, microfone, caixa de som, impressora, máquina fotográfica
Objetivos:
Conceituar folclore;
Conhecer e aprender sobre as diversas manifestações folclóricas do nosso país;
Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
Valorizar a cultura popular
Incentivar o gosto pela leitura, arte e danças folclóricas;
Conhecer e confeccionar peças artesanais;
Resgatar as brincadeiras de antigamente;
Instigar a criatividade;
Aprende brincando: poesias, trava-línguas, charadinhas....

Atividades relacionadas:
-Textos informativos;
-Cruzadinhas;
-Campeonato de advinhas;
-Confecção do mural com personagens lendários ;
-Dobraduras;
-Literatura de Cordel: baseado em uma entrevista, em grupos, produzir um cordel com as informações colhidas;
-Com latinha reciclável, construir artesanalmente o palhaço cuca maluca.

TECNOLOGIA NA ESCOLA