quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HIPERTEXTO


  
      O hipertexto é usado praticamente em todos os sites disponíveis na Internet, fornecendo uma maneira de se explorar grandes conteúdos textuais em espaços (telas) reduzidos. Por meio desta nova forma de apresentação de informação, livros inteiros podem ser disponibilizados na web para consulta de qualquer pessoa que possua um computador conectado à internet e pode ser visto como um dos maiores recursos das mídias interativas, uma vez que a grande maioria das visitas aos sites existentes na internet, tem como objetivo a busca da informação.
     Essa informação, muitas vezes de grande extensão, só pode estar presente na Internet por meio do hipertexto, que a descentraliza em diversos fragmentos de textos menores interligados por links eletrônicos, o famoso "clique aqui para saber mais". No entanto, foi com o advento da informática e das telecomunicações que a tecnologia do hipertexto revelou o seu potencial revolucionário. E, atualmente, é a base lógica e conceitual das comunicações mediadas pelo computador, através da internet.
      O termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson, no início dos anos 60, significando uma leitura não seqüencial, não linear. Um texto com vários caminhos que permite aos leitores fazer escolhas, e que são melhor lidos numa tela interativa. Popularmente, são concebidos como uma série de pedaços de textos conectados por link que quer dizer "atalho", "caminho" ou "ligação". Através dos links é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos. Também conhecidos em português por hiperligações , oferecem ao leitor diferentes trilhas.
Principais características do Hipertexto
  1. Intertextualidade;
  2. Velocidade;
  3. Precisão;
  4. Dinamismo;
  5. Interatividade;
  6. Acessibilidade;
  7. Estrutura em rede;
  8. Transitoriedade;
  9. Organização multilinear.
      No entanto professor, temos diante de nós uma ferramenta de trabalho e não podemos em hipótese nenhuma, ignorá-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário